DesmistificandoFII

8

Relatório Quinzenal

Período

03/04 a 15/04

Divulgação

17/04/2024

Este material destina-se única e exclusivamente aos assinantes do DesmistificandoFII

Research independente de fundos imobiliários mais antigo do Brasil

DesmistificandoFII

Rodrigo Costa Medeiros

Analista de Valores Mobiliários

CNPI 1597

DesmistificandoFII

Eurico da Silva Rodrigues

Analista de Valores Mobiliários

CNPI 3385

Ações abordadas neste relatório

Ação

EVEN3

Construção

R$ 7,42

Carta aos Leitores

Ouvir

Plantão de dúvidas

Anotem em suas agendas, nosso próximo plantão de dúvidas será no dia 22/04 as 19:30.

 

 

 

Recomendação Cultural

Somos da opinião de que cultura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. E isso acaba fazendo de você um investidor melhor, tenha o assunto a ver com finanças ou não. Assim sendo, gostaríamos de oferecer uma indicação quinzenal da qual gostamos e achamos que seria útil.

 

 

Outlive – Peter Attia

 

 


Depois de algumas recomendações de séries, Outlive volta para representar os livros. Até tinha uma ou duas séries que eu queria recomendar, mas terá que ficar pra depois.
Porque Outlive é bom demais!!

 

Peter Attia é um cara com pensamento pouco tradicional. Aposto que me daria bem com ele caso nos conhecêssemos.
Ele é um médico que trabalhou como plantonista e largou tudo pra ser bancário. Após uma carreira de vários anos em instituições financeiras, foi embora novamente para voltar a clinicar, dessa vez com uma visão “futurista” sobre o tratamento de saúde.

 

O autor advoga que é preciso tratar as doenças vários e vários anos antes delas darem as suas caras. Para tanto, ele acompanha novas pesquisas e vai chegando às melhores conclusões que pode no momento.

 

É o que ele chama de medicina 3.0.
Antes que eu me esqueça, o cara escreve muito bem. É um livro grande, porém com uma leitura bem agradável.
Leitura quase que obrigatório pra o investidor que está acostumado a enxergar o futuro!

 

Pode ler. Vai na fé! E na ciência também, é claro.

 

 

Crônicas de Mercado

Periodicamente procuraremos trazer textos (crônicas) para nossos assinantes com o objetivo de levar a uma reflexão mais profunda sobre o mundo dos investimentos, assemelhando-o a nossa vida cotidiana, afinal, investir sempre fará parte da nossa vida cotidiana. Denominamos esses textos como “Crônicas de mercado”, e cada um deles virá com um tema diferenciado.

 

 

O focinho de porco que se achava tomada

 

A Amazon é uma empresa da qual eu gosto muito. Por outro lado, poderia tecer umas boas críticas também. De qualquer forma, eles não estão me pagando nada pra falar da marca. “Mas Eurico, se você ia falar mal, a marca nem ia considerar o jabá”.

 

Pior que não é assim, caro leitor que nessa crônica resolveu me fazer uma pergunta. Existe uma máxima antiga em português que diz “falem mal, mas falem de mim”. Pode parecer engraçado, mas de alguma forma é real. Existem estudos de posicionamento de marca que chegam a conclusão que vale a pena uma aparição, mesmo que essa não seja tão honrosa quanto se deseja.

Em inglês existe a seguinte expressão: "There is no such thing as bad publicity", que passa exatamente essa ideia. Há muita gente que não liga pra isso. Pablo Marçal que o diga!

 

Pois bem! Voltemos ao ponto que estávamos. “Não falar desnecessariamente da Amazon”, salvo engano. Acabei de mencionar a marca desnecessariamente de novo. Parece que não sou muito bom nesse jogo que eu mesmo inventei.

 

A empresa tem uma opção de assinatura que se chama “kindle unlimited”, onde ela limita a assinatura do cliente a uma lista de livros cadastrados.

Não é uma lista pequena! – que isso fique claro.

É uma lista bem parruda, com livros dos mais variados calibres: ruins, muito ruins, péssimos e até alguns bem legais.

 

Para participar, o assinante tem que pagar uma quantia de 20 janjas por mês. Não é nada que não caiba no seu orçamento, com certeza. Pelo contrário, é um dinheiro de pinga que te permite ler várias e várias obras impressas (ainda que impressas na nuvem). De fato, 20 reais é o preço para comprar um livro digital. Muitas vezes, nem isso é suficiente.

 

Porque uma empresa que não joga dinheiro no lixo tem condição de dar um acesso a uma biblioteca enorme por apenas 20 contos por mês?

Há uma série de considerações comerciais aqui que prefiro não abordar.

Mas, sem dúvida, uma hipótese que podemos levantar é a de que as pessoas leem muito menos do que elas imaginam.

 

Nos EUA, de cada 10 livros comprados, 7 não são lidos. No Brasil são 9 em cada 10.

A fonte no caso são as vozes da minha cabeça. Não porque eu esteja de zoação com você, leitor tão participativo que até me fez uma pergunta anteriormente... Mas sim pelo simples fato de, embora eu tenha visto essa pesquisa, não consegui acessá-la para trazer números exatos.

 

É o mesmo princípio da academia de musculação. Eu pago, mas não vou. Desejo ir, mas nunca chego lá. Posso apostar que irei, mas acabarei perdendo o dinheiro da aposta e da mensalidade.

Isso possibilita que a empresa tenha um retorno muito bom, disponibilizando mensalmente um acervo de livros para várias pessoas que não leem.

 

Nessa hora eu te trago uma história de outra dia.

Antes uma pequena mas necessária introdução:

Vaga de carro é um dilema crônico em Belo Horizonte. Eu já achava que tinha esse problema no Rio, mas em BH “it's a whole another level”, como diria meu amigo americano. Inclusive essa é uma expressão de inglês informal - ligeiramente errada gramaticalmente. Entretanto, não me perderei novamente em devaneios! Me desculpe.

 

Como eu vinha dizendo antes de eu me interromper, parar o carro é um problema crônico em BH.
Daqui a alguns anos, o sujeito vai pagar um rim pra estacionar seu carango na zona hospitalar, de forma que voltará pra casa precisando ir a um médico nefrologista.


Correndo para minha consulta, deixei meu carro num estacionamento desses:

 

- Doutor, hoje tá lotado. Vai ter que deixar a chave comigo. Pode ser?

- Sim, pode.

 

Ao voltar da consulta, eis que tenho a sensação de que tem um troço estranho no carro. Rapidamente percebo que é o banco do motorista, que estava tão jogado pra trás que já havia cometido assédio sexual contra a cadeirinha da filha – a mesma restava quase que de cabeça pra baixo no banco de trás.

 

Até aí tudo bem. O fato do manobrista poder ser descuidado acontece.

O que me chamou a atenção foi o fato de que o cara era bem baixinho. Certamente não sou o cara mais alto do mundo, mas deu pra jogar basquete sem fazer feio quando eu era moleque.

 

Como é que um cara de 1,60 atira o banco todo pra trás? Aliás, como eu sei. Estou querendo saber o porquê.

Me parece que ele é um cara baixinho que se identifica como alto. Talvez nunca tenha se medido. Ou nunca tenha olhado no espelho. O ritmo de vida hoje em dia é intenso demais, talvez não tenha dado tempo pra fazer nenhuma dessas coisas.

 

Vamos partir para a interpretação de que ele não se conhece corretamente. Talvez ele seja um dos assinantes do Kindle Unlimited que nunca usou o serviço.

 

Nos investimentos há um risco muito grande em não se conhecer bem. O cara se acha arrojado mas está longe disso.

É muito comum esse cara comprar muita coisa arriscada, às vezes até derivativos. Ao 1º sinal de queda, ele corre pra vender. No final das contas, prejudica seu sono e seu bolso.

 

Não faça o mesmo!

Como já dizia o filósofo: “Conheça-te a ti mesmo e terás um bolso saudável”!

 

 

 

Universo FIIs e Ações

 

Comparar... Bs, Ações e FIIs, e agora?

 

Nas últimas semanas vimos os juros futuros subirem consideravelmente, marcados especialmente pelos títulos de longo prazo do Governo atrelados ao IPCA, oficialmente chamados de Tesouro IPCA 2045, ou como os mais antigos preferem, as NTNBs, ou os mais íntimos, as Bs45 (parece batalha naval).

 

Esta semana esses títulos do Governo chegaram a bater juros de 6,11% e olhando as movimentações de ações e FIIs, podemos tirar várias reflexões sobre como o investidor pode aproveitar este momento.

 

A maioria dos nossos assinantes de ações também o são do serviço de FIIs, na verdade, a grande maioria também aderiu ao serviçod ações, aproveitando a minha antiga fala de que os FIIs seriam a porta de entrada na bolsa de valores, mas que era necessário conhecer mais do que isso.

 

E nas últimas duas semanas, em nosso serviço de FIIs, venho destacando como chama a atenção o fato de as Bs45 terem passado de 6% e os FIIs, de um modo geral, parecem não tomarem conhecimento da situação. É verdade que em um universo tomado de pessoas físicas, como são os FIIs, não é de se esperar correções de valor em razão de mudanças nos juros de forma rápida; no entanto, caso o cenário se mantenha, é de se esperar algum nível de correção ou algum nível de manutenção de preço por mais tempo.

 

Esta semana já vimos uma pequena desvalorização de alguns FIIs e do IFIX, mas algo muito discreto. Neste ponto, importante ressaltar que não espero movimentações muito grande, é da natureza dos FIIs uma baixa volatilidade se comparados com as ações, então está tudo dentro da normalidade.

 

Observando todo este cenário, acredito que os nossos assinantes, muito possivelmente investidores de FIIs e ações, devem se perguntar sobre o que fazer: “comprar Bs45, comprar FIIs, ou comprar ações?”; “vender FIIs e comprar ações?”; “Se vender FIIs, qual classe vender?”; “comprar uma bicicleta?”

 

E sabedores que somos dessas dúvidas, o nosso analista-chefe de ações, Eurico, nos solicitou e vocês já podem observar que teremos um encontro na próxima segunda-feira, para auxiliar vocês.

 

Mas, preocupado que sou com esta interligação de investimentos e esta possível comparação naturalmente feita por esses assinantes que convidamos a também assinar os relatórios de ações, achei por bem trazer um pouco de luz neste formato de carta inicial. Reforço que não temos respostas, pois não sabemos o dia de amanhã, mas alguns comparativos nos auxiliam a ver com clareza este cenário e tomas as nossas decisões.

 

O cenário agora é claro, juros futuros subindo, com as Bs45 passando de 6%, reflexos dos juros americanos, em que os treasuries de 2 anos chegaram a passar de 5%, retornando um pouco, e os mais longos subiram bem, passando de 4,60%, retornando um pouco também.

 

A última vez que vimos isso acontecer foi entre outubro de 2022 e março de 2023, quando as Bs45 saíram de 5,65% e chegaram a bater 6,57%. Ainda estamos longe dessa alta.

 

Naquele período o IFIX saiu de 3.000 pontos para aproximadamente 2.780 pontos. Não tente comparar com os atuais quase 3.400 pontos, pois índices são sempre total return e você precisaria expurgar todos os rendimentos acumulados no período para conseguir fazer algum nível de comparação adequado. O importante aqui é entender queda do índice e agora vamos buscar mais indicadores que nos permitem comparar.

 

Não se canse, vou começar com os FIIs para chegar nas ações.

 

Vamos olhar para dois FIIs grandes e de tijolo para usarmos de comparação HGBS11 e KNRI11. Não vou usar FIIs de recebíveis, pois temos com eles a variação dos rendimentos recente que influenciaria este olhar que quero mostrar e dedicarei uma parte no final deste texto para eles.

 

Vou usar números aproximados e arredondados, sempre no período acima, outubro de 2022 a março de 2023. O HGBS11 saiu de aproximadamente R$ 215,00 para R$ 177,00, já KNRI11 saiu de R$ 150,00 para R$ 135,00.

 

Observe, naquele período investir nas Bs estava muito interessante, mas a queda na cotação dos FIIs fazia com que investir neles fosse mais interessante ainda.

 

No atual cenário, o que se tem?

 

As Bs45 saíram de 5,50% nos últimos dias de 2023 para chegar a bater 6,11% esta semana. Neste período o IFIX saiu de 3.311 para 3.395, ou seja, valorizando com base no acúmulo de rendimentos. Voltando para HGBS11, ele saiu de R$ 230,00 para R$ 226,00, enquanto KNRI11 manteve-se em R$ 163,00, ou seja, não variaram.

 

Observem, no período anterior a elevação da B gerou um efeito de desvalorização das cotas dos FIIs, mas neste momento o reflexo é mínimo e isso não ocorre só com esses dois FIIs, mas com vários FIIs. Lá no começo de 2023 eu destacava como os FIIs estavam descontados, mesmo usando o universo comparativo; no entanto, neste cenário nós já podemos observar que sim, os FIIs seguem como bons investimentos, mas agora no universo comparativo as Bs é que ficaram mais interessantes para novos aportes e quem sabe pequenos giros pontuais.

 

Mas e as ações, como se comportaram nesse cenário?

 

Para fazermos este olhar comparativo de cotação não vou usar o IBOV, pois é um índice péssimo e não reflete ações que as cotações são mais afetadas por juros futuros. Em geral ações do setor elétrico e do setor imobiliário (properties e construtoras) são mais impactadas pela variação dos juros. Todas são, mas essas costumam sentir primeiro o impacto. Assim, usarei o IEEX e o IMOB, o primeiro mede o setor elétrico e o segundo o setor imobiliário. Além disso, vamos usar duas “queridinhas” de nosso garçom nesses setores, NEOE3 e ALOS3.

 

No primeiro período, de outubro de 2022 a março de 2023. O IEEX saiu de aproximadamente 81 mil pontos para 72 mil pontos. Já o IMOB saiu de 805 pontos para 680 pontos. NEOE3 saiu dos R$ 15,60 para R$ 14,30 e olha que ela estava descontada. Já ALOS3 saiu de R$ 20,50 para R$ 17,20, saindo de descontada para muito descontada.

 

Novamente, as Bs se tornaram boas opções neste período, mas a queda nas cotações dessas empresas, as quais já eram descontadas, não pareciam fazer sentido comprar Bs. Se olharmos, não fazia nenhum sentido comprar Bs, era muito mais interessante comprar FIIs ou ações. As expectativas de retorno eram boas e as quedas nas cotações deixavam mais atrativo o investimento na renda variável.

 

E agora, entre dezembro de 2023 e este momento?

 

O IEEX saiu de 95 mil pontos para 86 mil pontos. Já o IMOB saiu de 1.000 pontos para 850 pontos. Vejam a diferença para o IFIX, enquanto este valorizou neste período de elevação das Bs, os índices de ações selecionados caíram. Com as ações, para NEOE3 praticamente não temos quedas nas cotações, elas saem de R$ 21,00 para R$ 20,00, mas ALOS3 sai de R$ 26,00 para R$ 22,00, uma queda bem considerável.

 

A essa altura do texto, o investidor que estiver em busca de um ponto para criticar, vai possivelmente se apegar a ideia de que estou mostrando variações de cotações para fazer o comparativo e não estou entrando nas análises qualitativas desses ativos sobre o seu retorno futuro. E é isso mesmo que estou fazendo, pois o preço do ativo, comparado com outros investimentos é que vai gerar mais ou menos margem de segurança.

 

Mas é importante ter em mente que este olhar comparativo de cotação é secundário e só pode ser feito com os ativos que já passaram nos critérios de análises qualitativos. Observe, não estou usando MGLU3 e HCTR11 para demonstrar dados para você, mas sim de ativos que são recomendações nossas e de qualidade elevada, os quais as recomendações existiam antes mesmo da elevação das Bs, para termos parâmetros de comparação no momento.

 

E tudo isso é escrito para o investidor ampliar um pouco o seu olhar comparativo para essas classes de ativos e permitir executar a sua estratégia. Para auxiliar nessa execução de estratégia, vamos responder as dúvidas que deixamos pendentes no começo deste texto, para terminar este texto de forma mais prática e conclusiva.

 

“Comprar Bs45, comprar FIIs ou comprar ações?”

 

Aqui, pensando naquele investidor que faz o seu aporte todos os meses, regularmente e neste mês está na dúvida sobre onde aportar, a ordem de prioridade seria ações do setor imobiliário, ações do setor de energia, NTNB e só depois os FIIs.

 

As NTNBs com cupom, sem cupom, 2035, 2045, 2055, isso fica a critério e estudo do assinante.

 

Dentro das ações, as recomendações são as da nossa carteira e o nosso Analista Eurico fez questão de nos trazer mais uma excelente opção do setor de energia esta semana.  

 

“Vender FIIs e comprar ações?”

 

Este é o cenário mais difícil de responder, pois vai depender muito da estratégia de cada investidor e para isso precisam ser considerados alguns pontos.

 

Coloque na balança o imposto de renda a pagar se for vender os FIIs.

 

Considere que você vai ficar com rendimento mensal reduzido e uma eventual troca pode demorar para gerar resultados.

 

Mas também não deixe de comparar os retornos. ALOS3 nos atuais preços nos faz projetar um DY de aproximadamente 5,40%, pagando apenas os 50% do FFO. Se compararmos com HGBS11, mesmo setor e com benefícios fiscais, temos um DY de 8,50% considerando 100% do FFO, desconsiderando os ganhos não recorrentes. É uma diferença expressiva. Enquanto ALOS3 negocia com cap rate de suas propriedades próximo de 14%/15% nesses preços, os FIIs de shoppings negociam próximo de 9%/10%. É uma diferença que não se pode ignorar.

 

Assim, não parece tão absurda a ideia de fazer movimentações de carteira, vendendo um pouco de FIIs para comprar ações, mas é algo que precisa ser bem refletido dentro da estratégia de cada investidor.

 

Acredito que um investidor no qual os aportes mensais ainda são muito grandes frente ao patrimônio investidor, deveria apenas focar em direcionar os recursos para o que é melhor no momento, sem girar. Um investidor que o aporte do mês já não faz carnaval, ou seja, é algo como 1% ou 2% do patrimônio, um pequeno giro de uns 2% ou 3% da carteira seria bem-vindo.

 

“Se vender FIIs, qual classe vender?”

 

Aqui para mim é o ponto mais importante do texto, poderia ter escrito só este, mas não consigo escrever pouco.

 

Caso o investidor goste dessa ideia de tentar girar um pouco mais a carteira, faça aos poucos e não com ansiedade. Amanhã pode subir, mas pode cair, o cenário é sempre de incerteza e é assim que se investe e é assim que se ganha dinheiro.

 

Mas, dentre as classes de FIIs que hoje vislumbro mais potencial de venda em uma carteira para este tipo de movimentação, ou seja, para comprar ações, seriam os FIIs de recebíveis que negociam praticamente no valor patrimonial ou acima.

 

A elevação das Bs fará com que o valor patrimonial desses FIIs reduza um pouco e eles passem a negociar com prêmios. Depois, nós estamos no cenário mais estranho possível para essa classe de fundos, os quais não tratamos acima.

 

As Bs subindo fazem o VP desses fundos terem pequenas quedas, mas a Selic está em queda, o que reduz a parte do lucro desses fundos que é atrelada ao CDI, ao mesmo tempo o IPCA veio muito baixo em março e isso afeta os rendimentos de curtíssimo prazo dos FIIs de recebíveis. Ou seja, rendimentos iguais ou menores, com VP menor, ao mesmo tempo suas cotações em geral valorizaram e fizeram ir para o valor patrimonial, antes da alteração. É certo que a valorização era esperada, afinal, estavam muito descontados, mas este cenário deixou esses fundos propícios para uma pequena movimentação de carteira.

 

Se os juros futuros seguirem elevados, é difícil que não haja pequenas desvalorizações desses fundos, ou pelo menos valorizações acima do VP seria difícil de esperarmos. Depois, se os juros futuros voltarem para os patamares anteriores, significa que a inflação segue comportada, logo, os rendimentos desses FIIs não subiriam, então, uma redução das Bs não teria um impacto de valorização desses fundos acima do VP, mas nas ações dos setores citados levaria uma valorização.

 

O cenário parece propício para pequenos movimentos; no entanto, é importante sempre destacar que é sempre um “parece”. Recomendar este tipo de movimentação é sempre complexo, pois o timing para o resultado aparecer pode demorar e dependendo da estratégia e da experiência do investidor, isso pode se transformar em ansiedade. Por isso é importante a reflexão individual de cada investidor. Mas o cenário é claramente favorável para um pequeno giro de FIIs de recebíveis atualmente cotados no VP ou acima dele e a compra de ações de properties como ALOS3, ou construtoras como EVEN3, ou empresas do setor de energia, como NEOE3 e EGIE3.

 

“Comprar uma bicicleta?”

 

Investidores novos costumam ficar muito ansiosos nesse período e ainda mais com os giros de carteira.

 

Para controlar a sua ansiedade, faça atividade física, preferencialmente intensa. Se gostar de pedalar, compre uma bicicleta, se não gostar, faça uma musculação, uma corrida, ou a minha nova paixão, o jiu-jitsu. Fazer uma atividade intensa vai auxiliar. Por sinal, a recomendação da semana preparada pelo Eurico tem tudo a ver com este último tópico, por sinal é uma recomendação dos dois analistas o livro, incrível. 

 

E claro, siga investindo em conhecimento, pois este é o remédio para controlar a sua ansiedade.

 

Desejo a todos excelentes investimentos e agora fiquem com a leitura do nosso relatório.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Empresa em Foco

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

O que comprar

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Conteúdo exclusivo para assinantes:

DesmistificandoFII e/ou Combo FII + Ações

Carteira Recomendada

ativos nesta carteira

Data de EntradaFundoSetorCotaçãoValor MédioPeso AtualRecomendação
Não há fundos cadastrados

Disclaimer


DesmistificandoFII

O DesmistificandoFII foi criado em dezembro de 2015 e é o Research exclusivo de FIIs mais antigo do mercado. Em 2022 foi lançado também nosso relatório de Ações. Além produzir os cursos mais completos do segmento.

DesmistificandoFII


Siga nossas redes sociais

Rodrigo Medeiros

Rodrigo Medeiros



Edvaldo Junior

Edvaldo Junior


DesmistificandoFII © 2022 - Todos os direitos reservados.
RCM CONSULTORIA FINANCEIRA - LTDA, CNPJ: 34.961.595/0001-63

Retornos passados não são garantias de retornos futuros e o investimento na bolsa de valores gera riscos de perdas financeiras.