DesmistificandoFII

9

Relatório Semanal

Período

14/02 a 20/02

Divulgação

23/02/2025

Este material destina-se única e exclusivamente aos assinantes do DesmistificandoFII

Research independente de fundos imobiliários mais antigo do Brasil

DesmistificandoFII

Rodrigo Costa Medeiros

Analista de Valores Mobiliários

CNPI 6717

Fundos abordados:

FII

SEQR11

Híbridos

R$ 48,00

Carta aos Leitores

Ouvir

Dados Econômicos

Esta foi uma semana fraca na divulgação de dados econômicos. Assim, trago apenas dois dados.

 

O primeiro é a expectativa do IGPM de fevereiro pela Anbima. A Associação esta semana divulgou uma nova projeção para o índice inflacionário a ser divulgado no próximo dia 27/02. A nova projeção passou de 0,40% para 0,98% em fevereiro e passou de 0,45% para 0,54% em março. Semana que vem teremos a divulgação do IGPM e vamos verificar se ele fica nesses patamares elevados, o que seguiria pressionando a nossa inflação, a decisão sobre a Selic, atrasando um eventual processo de valorização dos ativos em bolsa, mas ao mesmo tempo aumentando a renda dos FIIs de recebíveis.

 

O segundo é o nosso tradicional juros futuros, agora observados pelo Tesouro IPCA 2035 com cupom semestral. Este fechou a semana em 7,49%, quase no mesmo patamar dos 7,51% da semana anterior. Apesar disso, o Sr. Mercado decidiu valorizar os FIIs e o IFIX subiu 2,67% na semana. Quase sem queda dos juros futuros e com uma expectativa pior para a inflação, o que pode ter levado a esta valorização? A minha visão é simples, os FIIs estavam e estão muito descontados, assim, não é de descartar que de uma hora para a outra isso possa ocorrer. Mas para uma grande valorização acontecer, ainda precisamos do famoso gatilho e uma queda dos juros. Por enquanto, devemos ficar em valorizações mais contidas, como esta, que, ok, é bastante para o universo dos FIIs, ou alguns fundos pontuais, como ICRI11 que valorizou 8,22% na semana.

 

Gatilho de valorização

No relatório número 7 eu escrevi sobre a comparação com o mercado agora e o de 2015/2016, sobre semelhanças e diferenças. Naquele texto falei sobre a minha visão de que, quando aparecer um gatilho de valorização, esta tende a ocorrer de forma muito rápida.

 

Pois bem, esta semana recebi uma notícia excelente para os FIIs e vou compartilhar abaixo a imagem extraída diretamente do Linkedin.

 


Fonte: Linkedin

 

Este é um dos Diretores Seniores do S&P Dow Jones Indices informando que os FIIs passaram a ser reconhecidos como tendo REITs, o que pode abrir espaço para os FIIs serem inclusos em índices internacionais do S&P ou do MSCI, podendo ampliar a exposição de investidores estrangeiros aos FIIs e, quem sabe até poderem fazer parte de eventuais ETFs e outros fundos que seguem esses índices. Se alterações no FTSE já geram grandes impactos nas cotações dos FIIs, imaginem se eles passarem a fazer parte de outros índices internacionais.

 

Isso pode aumentar muito a liquidez dos FIIs e, ao mesmo tempo, tem o potencial de ampliar aquela valorização rápida no caso de aparecer algum gatilho.

 

Não, isso não vai acontecer amanhã. Não, isso não é uma garantia de que vai acontecer. Entendo que seja um importante reconhecimento aos FIIs e os coloca em uma importante rota de investimento internacional no futuro.

 

Apesar de não acontecer amanhã e não ser nenhuma garantia, é uma excelente notícia para os investidores de FIIs.

 

Assim, apenas mais um ponto que possa somar e gerar aquela eventual rápida valorização.

Carteira Recomendada

ativos nesta carteira

Data de EntradaFundoSetorCotaçãoValor MédioPeso AtualRecomendação
Não há fundos cadastrados

Disclaimer

Acesso restrito à assinantes

DesmistificandoFII

O DesmistificandoFII foi criado em dezembro de 2015 e é o Research exclusivo de FIIs mais antigo do mercado. Em 2022 foi lançado também nosso relatório de Ações. Além produzir os cursos mais completos do segmento.

DesmistificandoFII


Siga nossas redes sociais

Rodrigo Medeiros

Rodrigo Medeiros



Edvaldo Junior

Edvaldo Junior


DesmistificandoFII © 2022 - Todos os direitos reservados.
RCM CONSULTORIA FINANCEIRA - LTDA, CNPJ: 34.961.595/0001-63

Retornos passados não são garantias de retornos futuros e o investimento na bolsa de valores gera riscos de perdas financeiras.