DesmistificandoFII

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Relatório Quinzenal

Período

19/02 a 05/03

Divulgação

05/03/2025

Este material destina-se única e exclusivamente aos assinantes do DesmistificandoFII

Research independente de fundos imobiliários mais antigo do Brasil

DesmistificandoFII

Rodrigo Costa Medeiros

Analista de Valores Mobiliários

CNPI 6717

DesmistificandoFII

Eurico da Silva Rodrigues

Analista de Valores Mobiliários

CNPI 8684

Ações abordadas neste relatório

Ação

MRVE3

Construção

R$ 4,51

Carta aos Leitores

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Recomendação Cultural

Somos da opinião de que cultura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. E isso acaba fazendo de você um investidor melhor, tenha o assunto a ver com finanças ou não. Assim sendo, gostaríamos de oferecer uma indicação quinzenal da qual gostamos e achamos que seria útil.

 

Perfekt Verpasst - Prime Video

 

 

Peço desculpas pelo aparente xingamento. O nome da série é em alemão. 

Para procurar para ver, talvez seja melhor pesquisar pela tradução em inglês “The Perfect Miss”.

 

É uma comédia romântica. Distrai e é divertida. Dois experientes comediantes alemãs estrelam essa produção, e estão realmente bem no papel. São 8 episódios na 1ª temporada, cerca de 30 minutos em cada um.

Se você curte esse gênero ou gosta de fugir um pouco das produções norte-americanas, essa é uma excelente pedida!

 

Crônicas de Mercado

Periodicamente procuraremos trazer textos (crônicas) para nossos assinantes com o objetivo de levar a uma reflexão mais profunda sobre o mundo dos investimentos, assemelhando-o a nossa vida cotidiana, afinal, investir sempre fará parte da nossa vida cotidiana. Denominamos esses textos como “Crônicas de mercado”, e cada um deles virá com um tema diferenciado.

 

 

Princípio do Pintinho

 

- Que tal você abrir um restaurante, Pedro?

- De novo essa história, Zelda?

- Ora essa, por que não? Você não tem saco pra trabalhar na oficina, não gosta de ouvir desaforo de chefe no escritório...

- Pô, Zelda, mas também meu último chefe foi uma mala ao cubo! Era tão mala que poderia ser narrador de futebol!

- Tem sempre uma desculpa, Pedro. E volta e meia você fica desempregado!

- É...

- Tu sabe que cozinha bem pra caceta !...

- Eu mando bem, mas será que a nível profissional?

- Evidente, Pedro! Todo mundo fala isso da tua comida!

 

- É verdade, Pedro! Ela faz sucesso pacas mesmo – disse eu, o narrador, interrompendo de maneira não solicitada e deixando sua opinião.

- Pô, narrador, tu tá aí ouvindo tudo? – assustou-se Pedro

- Sim, tô na área. Eu sei que não é de bom tom narrador se intrometer no diálogo da crônica, coisa e tals... mas é que tua comida manda muito bem, Pedro. Eu não me controlei!

- Compreendo. Valeu pela força!

 

Percebendo que não tinha muito o que fazer ali, o narrador - que às vezes se refere a si mesmo em 3ª pessoa - saiu abruptamente da conversa para não mais voltar, deixando o casal continuar sua discussão:

- E aí, Pedro? Já se convenceu? – Zelda estava impassível, obstinada a seguir com o plano

- É, de repente é uma... E como é que seria esse restaurante?

- Como assim, como seria? De preferência servindo comida.

- Ok, ok... Mas servindo com que estilo?

- Como assim? Bolei agora...

 

Pedro prosseguiu:

- Há vários estilos diferentes. Escola americana, russa, japonesa, francesa, etc.

- O que é escola americana?

- Na escola americana o cliente pede a comida e espera. O prato já vem pronto, montado na cozinha.

- Montado? Montado pra mim é um quando um cavaleiro sobe em cima do cavalo!

- Ah... entendeu, não sacrifica, né, Zelda?! Cozinha tem que montar as paradinhas, a apresentação é metade do prato. Antes de comer, muitas vezes o cliente já escolheu se vai achar a comida gostosa ou não.

- Aí tem que dar um trato na comida, né? Fazer uma maquiagem...

 

Mesmo sem achar muita graça no específico uso de “maquiagem”, Pedro continuou:

- É claro! O cara já recebe montado, e o restaurante consegue atender mais gente, dando prioridade para a velocidade.

- É tipo um fast food, então, né? Mas a gente não vai concorrer com o Mc Donalds. Como seria a escola russa?

- A russa é um banquete mais formal. O cliente espera na mesa e o garçom vem com aquele bandejão enorme, cheio de travessas de comida!

- Pô, aí o maluco tem que ser acrobata pra não deixar a comida cair no chão!

- Bom, não precisa ter vindo do circo, mas um mínimo de coordenação motora é esperado.

 

Após uma pausa para respirar, Pedro continuou:

-  Aqui há um toque de formalidade. Tipo “pode ficar sentado aí que eu ponho tudo no jeito pra você”.

- Mas eu ainda escolho a quantidade de comida, não? Não gosto de desperdício!

- Sim, você escolhe a quantidade. Na escola francesa, ao menos.

- E na japonesa?

- A japonesa é uma parada mais formal. Discreto, respeitoso...

- Tô gostando dessa parada japonesa!

- Sim. O foco aqui é não interromper a experiência do cliente sem necessidade, o que seria considerado rude.

 

Zelda se lembrou que ainda estava faltando falar de algo:

- E a última delas?

- A francesa? Aí vem da escola europeia. A experiência do cliente deve ser facilitada ao máximo.

- Como assim, Pedro?

- Ué, pensa naqueles lugares que tem um maluco só pra servir água.

- Só pra água?

- Sim, no Estados Unidos eles chamam de busboy.

- Garoto-Ônibus? Parece o nome de um super-herói!

- É pq lá eles têm uma hierarquia entre os garçons. O Busboy completa os copos d´agua, limpa a mesa, leva a louça suja pra cozinha...

- Combate o crime... – completou Zelda.

 

Pedro revira os olhos, mas segue adiante:

- Sim, combate o crime. Acima dele, ainda pode ter garçom auxiliar, assistente de chefe de mesa, chefe de mesa e Maitre.

- E a comida se faz sozinha na cozinha! Legal!

- Cozinheiro tá fora dessa hierarquia, né, Zelda?

- E o que mais tem no restaurante francês?

- Ah, tudo é feito de forma muito eficiente. É preciso servir e retirar os pratos de forma quase imperceptível...

- Garçons-ninja, Pedro?

 

Pedro explicava as coisas bem compenetrado, mas essa foi a primeira piada que o fez sorrir:

- Por aí, garçom-ninja. Além disso, o cara deve cortar carnes, peixes, despejar molho no prato do cliente...

- Ôloco, Pedro! Tem certeza que eles não mastigam a comida, regurgitam e servem na boca das pessoas? É o princípio do pintinho!!

- Nem tanto, Zelda! A lógica aqui é a de que o cliente deve ter o menor trabalho possível!

- E ganhar a maior quantidade de peso possível! O cara não gasta caloria nem pra pegar o refrigerante na mesa pra servir seu próprio copo! Que terror! Não gosto dessa escola européia!

- É estilo. Deve ter cliente que gosta.

- Ah, não... Comigo não, violão! Eu levanto pra ir ao banheiro e quando volto o cara já trocou o meu prato, serviu meu refri, trouxe outro... Coisa de louco! Eu gosto de ter o mínimo de controle da situação! Deixa a minha comida aqui comigo, rapaz! Não se intrometa aqui, não!

- É, eu te entendo... Ok, você venceu! Vamos montar um restaurante!

- Mas sem princípio do pintinho!!

- Sim, Zelda, sim... sem pintinho.

 

No mercado financeiro, temos vários serviços diferentes para vários clientes. Mas tem me chamado a atenção para um tipo de serviço que parece que vem crescendo: e ele mais parece com a escola francesa de culinária!

A empresa já te diz o que é pra comprar, quando é pra comprar e coloca um monte de preços-alvos na sua tela. Mas não explica os racionais e não tenta ensinar disciplina ou educação financeira ao cliente.

 

No fim das contas o cara foge do mercado decepcionado, repetindo para os familiares que a bolsa é um cassino.

No mercado, acionário, assim como na mesa, é melhor saber exatamente o que está comendo - antes que a conta chegue.

 

Plantão de Dúvidas

Anotem em suas agendas, nosso próximo plantão de dúvidas será no dia 20/03 às 19:30.

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