Quando eu recebo os rendimentos dos FIIs?
Amigo leitor, agora você já entendeu o que são os fundos de investimentos imobiliários – FIIs, uma forma mais eficiente, prática e diversificada de investir em imóveis para gerar renda. Entendeu que os aluguéis são divididos pelo número de cotas e pagos no formato de rendimentos.
Mas quando e como são pagos esses rendimentos?
Os FIIs possuem como regra distribuir 95% do seu lucro que passa pelo caixa todos os semestres; no entanto, como os aluguéis são pagos mensalmente, foi meio que convencionado pelo mercado que os fundos pagam os rendimentos todos os meses.
Para o investidor ter direito ao recebimento do rendimento (pedacinho do aluguel) é necessário que ele tenha as cotas do fundo no que chamamos de data-base. Esta é a data em que o rendimento é divulgado. Para ter direito você precisará ter o fundo nesta data.
Aproximadamente 80% dos FIIs possuem como data-base o último dia útil do mês e para ter direito ao rendimento, você precisará ter a cota neste dia. Um exemplo. Em setembro de 2023 o último dia útil do mês foi 29. Para os fundos que possuem a data-base o último dia útil do mês, o investidor só terá direito ao rendimento dele se tiver a cota no dia 29. De forma bem simplista, você precisaria “dormir” com a cota neste dia para o dia seguinte. Assim, se você tivesse comprado um FII no dia 3 de setembro, mais vendido no dia 29 de setembro (sendo esta a sua data-base), você não teria direito ao recebimento de nenhum rendimento, nem mesmo proporcional.
E se o investidor tivesse comprado a cota no dia 29 de setembro (estamos usando 29 de setembro como um exemplo de data-base) e ficado com ela até o dia seguinte, então ele teria direito ao rendimento integral.
Você “dormiu” com a cota na data-base do rendimento, agora é só esperar o rendimento ser pago. Cada fundo também tem uma data específica que realiza o pagamento, a qual é diferente da data-base. A grande maioria realiza o pagamento no décimo-quinto dia, mas isso varia de fundo para fundo.
Mas, passada a data-base e se eu vender a cota, ainda receberei os rendimentos?
Sim, o que marca você ter direito aos rendimentos é a data-base. Assim, no nosso exemplo, caso tivesse “dormido” com a cota no dia 29 de setembro de 2023, último dia útil do mês, e vendido no dia 2 de outubro de 2023, primeiro dia útil seguinte, caso a data-base do seu fundo seja o último dia útil do mês, você receberá o rendimento normalmente, possivelmente pelo décimo-quinto dia do mês.
Todos os fundos possuem as suas datas base divulgadas em seus regulamentos e são fáceis de serem consultados.
Fácil, não? Mas, caso você tenha lido este texto e pensando “então é fácil ganhar dinheiro, basta comprar um fundo com data-base no final do mês, depois vender e comprar outro fundo com outra data-base posterior e assim por diante”, o que eu posso dizer é “calma pequeno gafanhoto, o mercado é estruturado para isso não acontecer”.
Os pagamentos de rendimentos geram um evento chamado de ajuste de cota, o que dificulta as pessoas a fazerem isso, afinal, não é este o objetivo do FII. O seu grande objetivo é gerar renda mensal e constante para os investidores e não criar um mecanismo de especulação simples.
Mas, o sistema de ajuste de cotas deixamos para explicar em um novo artigo, por isso, nos acompanhe.
Você também pode se interessar
Fundos Imobiliários
Fundos de investimentos imobiliários geram o estímulo que faltava
12/12/2023 06:00
Investidores
A que (m) o FII serve?
21/12/2023 06:17
Investidores
Como um servidor público deve investir?
19/12/2023 16:27
Conhecimento
Rentabilidade Real, um conhecimento essencial para os seus investimentos.
12/02/2024 10:00